Por Sebastião Parreira – O Agro Tem Voz
A inteligência artificial tem ganhado espaço na vida das pessoas e em diversos setores. No Brasil, essa tecnologia está em ascensão e conforme a pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA do SAS – Software de Analytics e soluções – o país lidera o uso de inteligência artificial na América Latina.
No território nacional, cerca de 63% das organizações utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia e com base em um estudo realizado pela MaketsandMarkets, companhia especializada em pesquisas de mercado, a previsão é que o uso de inteligência artificial na agricultura cresça cerca de 25,5% até 2026.
Com efeito, o uso de I.A não está mais restrito ao dia a dia de fábricas e empresas do setor de tecnologia. Hoje, seus recursos também têm sido utilizados para ajudar o produtor a melhorar seus resultados no campo.
Esse movimento tende a crescer nos próximos anos, uma vez que essas soluções já se mostraram eficazes na melhoria da produtividade da lavoura.
O QUE É INTELIGENCIA ARTIFICIAL?
Inteligência Artificial é basicamente a capacidade que as máquinas ganharam de agir de forma racional, assim como o Homem ou até melhor. Ou seja, as máquinas ganharam a capacidade de aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações.
Dessa forma, pode-se dizer que a Inteligência Artificial permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, precisa e apoiada em dados digitais.
O USO DA I.A NO CAMPO
A atuação da inteligência artificial no campo está relacionada ao uso de ferramentas e recursos que ajudam o agricultor a coletar dados, processar informações e tomar decisões que influenciam no desempenho da lavoura. E o melhor, de forma mais ágil e precisa do que se o trabalho fosse feito manualmente.
Assim, a inteligência artificial ajuda máquinas e sistemas a automatizar processos, reduzir custos, economizar tempo e aumentar sua produtividade.
Muitos são os campos de aplicação da I.A no dia a dia do produtor rural, e como exemplo de algumas delas podemos citar:
- Agricultura de precisão: Essa é uma das possibilidades de aplicação da IA no campo. A agricultura de precisão faz uso de tecnologias, como o GPS – Sistema de Posicionamento Global por Satélites, para gerenciar o trabalho no campo de melhor forma. Com a integração de sistemas de inteligência artificial, as ferramentas da Agricultura de Precisão se tornaram ainda mais eficientes e possibilitaram o desenvolvimento de máquinas agrícolas autônomas e inteligentes;
- Monitoramento da lavoura: O monitoramento das lavouras depende muito de uma agricultura de precisão, pois as imagens precisas permitem um monitoramento correto para identificar possíveis falhas no plantio, como o ataque de pragas, por exemplo.
- Previsão meteorológica: A IA também está presente na meteorologia, afinal, acompanhar as previsões meteorológicas faz parte da rotina de agricultores e profissionais que trabalham no campo. Isso porque o excesso ou a escassez de chuvas, bem como as grandes variações de temperatura, ventos, entre outros fatores, prejudicam o desenvolvimento das plantas e dos animais. Assim, munidos de uma previsão mais precisa, o agricultor ganha tempo para se preparar.
- VANTAGENS DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL
– Otimização da produção;
– Agilidade na tomada de decisões;
– Acesso a diagnósticos mais precisos;
– Crescimento da produtividade;
– Redução dos prejuízos provocados por pragas e doenças;
– Diminuição de desperdícios;
– Minimização dos impactos ambientais;
– Aumento da competitividade dos produtos agrícolas no mercado
DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DA I.A
Embora o uso de I.A já seja uma realidade no campo e muitos sejam os seus benefícios para o dia a dia do produtor rural, ainda há desafios flagrantes para a sua implantação total.
Uma delas está relacionada à infraestrutura. Isso porque quando falamos de I.A, estamos falando de uma ferramenta altamente tecnológica e avançada, que precisa de uma boa infraestrutura para funcionar adequadamente, e o campo nem sempre é o lugar com esse tipo de infraestrutura, pois o acesso à internet ainda não é bom.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Embrapa, cerca de 47,8% dos agricultores brasileiros e 61,4% das empresas enfrentam problemas de conectividade nas áreas rurais
Depois, o agricultor também enfrenta desafios no que diz respeito ao seu preparo. É que para usar a I.A de forma correta e precisa se exige do produtor um conhecimento tecnológico avançado, que muitas vezes ele não tem.
Por fim, a implantação da I.A no campo ainda é um investimento alto. De acordo com a Embrapa, o valor necessário para custear máquinas, equipamentos e aplicativos ainda assusta cerca de 67,1% dos produtores do país.
Mas, com o crescimento do uso da I.A, a tendencia é que surjam mais alternativas no mercado, tornando-as consequentemente mais acessíveis aos agricultores.
Fontes:
SAS. Brasil é o país mais avançado da América Latina no uso de inteligência artificial. Disponível em: https://www.sas.com/pt_br/news/press-releases/2022/october/brasil-e-o-pais-mais-avancado.html. Acesso em 04/ago/2023.
Estudos socioeconômicos e ambientais Geotecnologia Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Automação e Agricultura de Precisão. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/54770717/pesquisa-mostra-o-retrato-da-agricultura-digital-brasileira.
One response
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.